10.02.2007

As 7 Fases da Vida

EXPERIÊNCIA HUMANA
Cada jovem deve de trazer para este encontro 3 ou 4 fotografias que de alguma forma representem momentos marcantes na vida de cada um. No grupo o animador convida os jovens a organizar essas fotos por ordem de importância e a apresentar-se, através delas, ao grupo. Começando pelo momento / foto mais antiga, até à foto / momento mais recente, os jovens vão afixando a foto na parede, se possível por ordem cronológica.

APROFUNDAMENTO
Mostrar o símbolo a preto e branco do projecto Vida com Amor, apresentado ao grupo no encontro anterior. Referir o seu significado – nele estão representadas as 7 fases da vida humana: pré-natal, infância, adolescência, juventude, adultez, velhice e pós-morte. Apresentar as peças coloridas que representam as várias fases da vida, e que, durante o momento seguinte, vão sendo afixadas no símbolo a preto e branco, como se de um puzzle se tratásse.
Apresentar a seguinte imagem e explicar que Cristo, tal como nós, também teve uma vida humana e, tal como nós, passou (de certa forma) por estas 7 fases da vida.

À medida que os jovens referem exemplos de momentos da vida de Cristo que se adeqúem a cada uma das fases da vida, o animador vai colocando as peças por forma a construir um puzzle.
Referir que a nossa zona pastoral (Aro Sul) é responsável por trabalhar de forma mais visível a fase da Infância.

EXPRESSÃO DE FÉ
Escolher um cântico que se adeqúe ao tema e interca-lá-lo com a leitura de passagens bíblicas ilustrativas das fases da vida de Jesus, como, por exemplo:
1. Lucas 1,26-38: Anúncio do nascimento de Jesus
2. Lucas 2, 1-20: Nascimento de Jesus
3. Lucas 2, 41-52: Jesus entre os doutores
4. Marcos 1,14-15: Início da pregação de Jesus
5. Marcos 1, 16-20: Chamamento dos primeiros discípulos
6. Mateus 26, 26-29: Instituição da Eucaristia
7. Marcos 16, 6; Mateus 28, 5-6; Lucas 24, 5: Ressurreição


(Tema desenvolvido por Joana Margarida; momento de Experiência Humana adaptado de uma actividade desenvolvida e apresentada pela Equipa de Formação do SDPJ no CIA)