11.17.2007

Juventude

ACOLHIMENTO
Canta-se o Cântico “Eu Caminho” ou “Sou ainda muito Jovem mas eu sei”


INTRODUÇÃO
Dá-se um papel a cada jovem onde cada uma deve escrever uma coisa que o tenha irritado e que tenha sido um problema nesse dia, semana ou recentemente. Após estarem preenchidos, os papéis devem ser recolhidos e misturados anonimamente.


DESENVOLVIMENTO
Os jovens vêem o Powerpoint. (Para receber esta apresentação Power Point, enviar mail para joanamffcr@gmail.com)
Depois de comentarem o que viram, os papéis devem ser redistribuídos de forma aleatória a cada jovem, que lê o papel e deve encontrar algo de positivo na situação descrita no papel, à semelhança do que se tratava no powerpoint. Tem para isso alguns minutos em silêncio.
Em grupos grandes esta actividade fará mais sentido como trabalho de grupo.


EXPRESSÃO DE FÉ
Momento de Oração: lê-se a seguinte leitura: Mt 5, 1-12.
Segue-se um momento de partilha e interpretação da leitura, tentando relacioná-la com o tema abordado.
Um Jovem lê, pausadamente, a seguinte oração (poderá tê-la preparado anteriormente; poderá haver música de fundo)

"Amar com todo o meu ser"

Os meus olhos... vesti-los-ei de bondade, para poder olhar a todos com carinho;
As minhas mãos... vesti-las-ei de paz, para oferecer generosamente o perdão;
Os meus lábios... vesti-los-ei de sorrisos, para oferecer alegria aos tristes;
Os meus pés... vesti-los-ei de fortaleza, para dar passos para o encontro;
Nos meus dedos porei uma aliança, para lembrar e viver os meus compromissos de amor;
O meu peito... cobri-lo-ei com a couraça da fé par continuar a sentir a mão protectora de Deus;
O meu corpo... vesti-lo-ei de oração, para voltar-me para Deus meu senhor e amigo;
O meu coração... fá-lo-ei arder de amor por Deus e pelos outros;
Quero ter sempre presente as palavras de Jesus: "Dou-vos um mandamento novo: amai-vos
uns aos outros como eu vos amei" (Jo, 15,12)

(Michel Quoist, Poemas para Rezar)


COMPROMISSO
Os jovens lêem em voz alta e em conjunto o seguinte texto:

Receita para a semana:
- Ginástica para os olhos: estarmos atentos às necessidades dos outros.
- Ginástica para os ouvidos: escutar e sintonizar com os outros.
- Ginástica para as mãos: servir mais e melhor quem de nós precisa.
- Ginástica para a língua: pronunciar palavras que dão coragem e esperança.
- Ginástica para o coração: amar e perdoar generosamente.
- Ginástica respiratória: respirar atmosferas de paz, amor e felicidade.


CÂNTICO FINAL

Sou ainda jovem

re la si-
Sou ainda muito jovem mas eu sei
sol la fa#-
que o homem que amanhã quero ser
si- sol la
vai crescer, vai crescer dentro de mim
sol
É como a flor
la re si-
que eu cuido com amor no meu jardim
sol mi- (la7) la (re7)
e que o mundo tem direito a colher. (bis)

fa la7 re-
Tenho vontade de dizer e de cantar:
sol do
dá-me um pouco de atenção só p’ra dizer…
la re-
que a vida é um dom, há que a cuidar;
sol- la
todo o Homem tem direito a viver.

...que a paz é flor a desabrochar
mas só no coração pode nascer.

...que o amor é chave, é solução
deste mundo onde o amor está a morrer.

…que a esperança é fogo, é chama e luz
que é urgente neste mundo acender.

(Tema desenvolvido no trabalho de grupos do Encontro de Animadores de 15.09.07, e enviado por Sandra Correia, da Paróquia de Vilar de Andorinho)