11.16.2007

Dinâmicas sobre as Fases da Vida

DINÂMICA "O CICLO DA VIDA"

A sala deve ser ampla, com tapetes ou alcatifada. A sala deve estar na penumbra e os participantes sentados no chão, separados uns dos outros.

Hoje vamos fazer uma viagem, uma viagem muito especial porque o percurso será o da nossa vida. A nossa vida passada, desde o momento da sua concepção, passando pela nossa vida presente, nos diferentes momentos em que cada um de nós está, e terminando junto do Pai...
Para que a viagem corra bem, é importante que escutemos com atenção as indicações, para não nos enganarmos no percurso! Mais ainda, para usufruirmos totalmente dela, deveremos implicar-nos e esforçar-nos para cumprir e viver o que é proposto. Devemos, assim, transpor para gestos, movimentos ou palavras o que nos está a ser proposto.
Se em qualquer momento acharmos que queremos parar, somos livres de o fazer, desde que permitamos que os outros sigam o seu percurso. Devemos, por isso, afastar-nos, sentando-nos e aguardar o final da dinâmica.

Vamos então começar!
Imaginem que estão no útero da vossa mãe, bem aconchegados. Estão confortáveis, quentinhos... De repente, começam a sentir-se desconfortáveis, com pouco espaço...
Começam a ver um ponto de luz que até àquele momento não existia, passam por um túnel apertado, e sentem uma palmada no rabo que vos obriga a fazer algo que nunca tinham feito: choram e berram desalmadamente!

Aumenta-se a luz.
Agora estão deitados num berço. São muito pequeninos... Têm 6 meses... Estão sozinhos, sem nada que fazer, tudo é novo... Partem à descoberta do vosso corpo e do mundo em redor... Têm fome... estão à espera que vos tragam algo para comer... Ninguém vos liga, têm que chamar a atenção...

Música de bebés. Acende-se a luz.
Agora têm 4 anos de idade, já cresceram. Estão no Jardim de Infância com outros meninos. ..podem brincar livremente. ..

Muda-se de sala para uma com cadeiras.
Agora têm nove anos, estão na quarta classe. A professora está a corrigir um exercício de matemática muito complicado... Um telefonema inesperado fez com que a professora saísse da sala de aula... (...) Agora caminhem dentro da sala, livremente, enquanto o tempo passa. .. Quando se sentirem preparados para crescer mais um pouco, passem para a sala ao lado e sentem-se nas cadeiras. Podem sentar-se onde quiserem.. .

Têm 18 anos. Estão num autocarro com os vossos colegas e vão numa viagem de fim de ano...
Música de férias

(...) Já chegaram. Podem descer do autocarro. Caminhem livremente porque o tempo está a passar. ..

Imaginem que têm 30 anos. Estão a trabalhar e chegou a hora de almoço... Vão encontrar-se com um amigo de longa data que já não vêem há muito tempo.. .

Agora estão num jardim público. Têm 70 anos. Podem sentar-se, passear, fazer o que quiserem...
Música de natureza.

Regressar à sala inicial. Luzes apagadas, sala na penumbra
Estão a chegar ao fim da vida. Procurem um lugar onde possam repousar em paz. Façam uma retrospectiva de tudo por que passaram, de todas as pessoas com quem se cruzaram...

Estão mortos. Neste momento, se pudessem voltar ao início, o que fariam? O que mudariam? Como acham que os outros encaram e reagem à vossa partida?
Música de fundo

Acender as luzes e, sentados em circulo, debater a experiência acabada de realizar
- Quando estavam no berço, tinham esperança de que alguém vos viesse dar de comer?
- Na creche, sentiam-se contentes ou sentiam falta da mãe?
- Como era a vossa relação com os colegas da escola e com os professores?
- O que é que prevêem para o vosso futuro? Quando imaginam o vosso futuro, têm em mente, também, alguns membros da vossa família?
- Como viveram e percepcionaram os comportamentos dos outros elementos do grupo?


DINÂMICA - AS FASES DA VIDA

7 salas / espaços preparados com objectos / dinâmicas ‘ilustrativas’ de cada uma das fases:

1. Pré-Natal: montagem e decoração de um quarto de bebé,
2. Infância: construção de um puzzle,
3. Adolescência: preparação de manequins,
4. Juventude: criação de um blog (ou outro),
5. Adultez: construção de uma maquete de uma casa,
6. Velhice: elaboração de uma história de vida,
7. Pós-Morte: construção de um ‘memorial’.

Dividir os jovens em 7 grupos, um por cada fase da vida, e fazê-los percorrer e enfeitar / decorar cada uma das salas / fases da vida por onde passam.
No final, todo o grupo passa pelas 7 salas para verem o resultado final da actividade.