10.02.2007

Vida Com Amor

MATERIAL
Rádio, música de fundo, caixa com um espelho pousado no fundo, uma cópia do texto “A morte da paróquia” para cada grupo de trabalho; logótipo do projecto “Vida Com Amor”; poema / oração de S. João de Bosco.

EXPERIÊNCIA HUMANA
Poderá haver uma música de fundo, de modo a ajudar à reflexão.
O animador convida os vários jovens a reflectirem um pouco sobre o grupo em que estão inseridos e o seu papel dentro do grupo.
De seguida, o animador apresenta a caixa, referindo que, no seu interior está guardado um grande tesouro. Assim, um a um, os jovens levantam-se, abrem a caixa, observam o seu interior, dizem , em voz alta qual a palavra que melhor descreve o tesouro que observam, e voltam a fecha-la.
Ressonância da actividade: os jovens partilham as expectativas e os sentimentos que sentiram durante esta actividade; pode-se, também, fazer referência às palavras proferidas pelos jovens.

DESENVOLVIMENTO
Leitura dramatizada do texto “A morte da paróquia” seguida de um momento de trabalho em pequenos grupos.
A morte da paróquia

Um dia apareceu no jornal e também na porta da Igreja uma notícia que impressionou todos os leitores do jornal local: «Com o mais profundo pesar comunicamos a morte da Paróquia de Santa Rufina. O funeral terá lugar no Domingo às 11.00 horas.»
No Domingo a Igreja estava cheíssima. Nunca se tinha visto coisa semelhante. O Pároco tinha colocado o féretro junto ao altar, sobre um vistoso cadafalso. Os paroquianos, atentos e de olhos bem abertos, esticavam-se para ouvir e ver melhor. Nem respiravam.
O Pároco fez uma homilia muito simples e emotiva. Já no fim, em tom misterioso e compassivo, disse: «Creio, irmãos, que a nossa Paróquia já não pode ressuscitar. Não sou Deus nem tenho poderes extraordinários! Mas vou fazer uma última tentativa! Enquanto rezo, com a maior Fé possível, cada um de vós, em fila indiana, vai passar diante da urna para ver o cadáver.» O Pároco abriu a urna.
Todos perguntavam curiosos o que poderia estar lá dentro. O desfile começou lentamente e, ao passar todos olhavam curiosos e admirados para a urna.
Como no fundo havia um espelho, cada um via o seu próprio rosto.
E iam saindo pensativos!
(Ideia original de MARTIN VALMASEDA)
A partir desta “história”, procura, no grupo, reflectir sobre algumas questões:
1. Como vês a Igreja, hoje? «Viva – Morta»?
2 .Olhando concretamente para os jovens. Como vivem os jovens hoje? Quais as grandes preocupações? As opções?
3. A que renunciam os jovens hoje? São capazes de abdicar do quê? Abdicar para quê?
Ressonância em grande grupo.

APRESENTAÇÃO DO PROJECTO “VIDA COM AMOR”
Fazer uma ligação entre o momento anterior e a dinânica “Vida com Amor” referindo, por exemplo, que é através de nós e das palavras / qualidades que vimos na caixa do tesouro, que Deus constrói o nosso caminho como grupo, como paróquia, como comunidade. Cada vez mais somos chamados a viver com o outro, a viver para o outro. Contudo, cada vez é mais difícil sairmos de dentro de nós próprios, de dentro de um terreno que, por já ser conhecido, nos inspira mais confiança, e partirmos ao encontro do outro. Mas será que nos conhecemos verdadeiramente?
É exactamente esse o desafio para este ano: conhecer melhor a Vida que há em mim, para melhor poder mostrar e colocar a minha Vida ao serviço dos outros. Estamos, simplesmente, a responder a um pedido que nos foi feito há mais de 2 mil anos: «que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei» (Jo 13, 34)É este o tema geral que vamos continuar a trabalhar este ano – a vida humana em toda a sua plenitude, a “Vida Com Amor”. Digo continuar, pois esta caminhada não é só nossa, não é só deste grupo, mas de todos os jovens da nossa diocese.
Fazer alusão ao Dia Diocesano da Juventude, à entrega dos símbolos (círio, bíblia e logotipo) e significado dos mesmos, ao diário que acompanha os símbolos e onde os grupos registam os seus pensamentos e actividades.
Apresentar o símbolo do projecto e explicar que, como é um projecto que está a ser posto em prática por toda a diocese, as 7 fases da vida foram distribuídas pelas 7 zonas pastorais que constituem a Diocese do Porto.

1 - Pré-Natal
2 - Infância
3 - Adolescência
4 - Juventude
5 - Adultez
6 - Velhice
7 - Pós-Morte



EXPRESSÃO DE FÉ
Preparar uma breve oração durante a qual todo o grupo possa dizer em conjunto a oração de S. João Bosco, que é a mensagem de envio do projecto “Vida Com Amor”.
E se me mostrasses o valor da Vida, Senhor?
Desejo simplesmente saber Viver.
Para isso, ofereço-me todo a Ti.
Pega na minha vida, para que aprenda a sabedoria.

E se me ensinasses a Amar, Senhor?
Desejo simplesmente saber Amar.
Para isso, ofereço-Te o meu coração.
Toma-o contigo, para que aprenda a bondade.

Viver neste Mundo
Aprendendo o verdadeiro valor da Vida.
Na entrega e no serviço do que Contigo sou.
Fazer da Vida um caminho para Ti.

Amar neste mesmo lugar onde estou.
E amar aqueles que estão comigo.
Amar «o meu próximo como a mim mesmo»
E encontrar neste projecto a minha alegria.

Senhor, entrego-Te o meu coração
Para que o tornes mais semelhante ao Teu.
Serei testemunha da Vida com Amor.

(Adaptado de uma oração de S. João Bosco, mestre dos jovens)
(Tema desenvolvido por Joana Margarida e SDPJ; parte deste tema foi dinamizado no Conselho Diocesano da Juventude, em Janeiro de 2007)