11.17.2007

Juventude

Este tema tem por objectivo principal consciencializar os jovens para a necessidade de tomar uma atitude activa na comunidade que os rodeia. Dando a conhecer instituições que trabalham directa ou indirectamente para / com crianças, o animador deverá incentivar os jovens a escolher e a conhecer melhor uma dessas instituições, com a qual irão trabalhar ou para a qual irão angariar bens ou material necessário para o bom funcionamento da mesma.

ACOLHIMENTO
Música “Ser Jovem” (autoria do Grupo de Jovens de Mafamude)

INTRODUÇÃO
Á medida que os jovens observam o fósforo queimado até meio, devem de exprimir as primeira palavras que lhes vier à cabeça. O animador aponta no quadro ou folha de papel A4 as palavras expressas pelos jovens. Proceder da mesma forma relativamente ao fósforo por queimar. (De forma subtil, tentar que algumas das palavras mencionadas sejam solidariedade, responsabilidade, disponibilidade)
Ler o texto “Os dois fósforos” ou fazer apresentação de Power Point baseada no mesmo.
Os Dois Fósforos

Num dia de estação seca, um viajante atravessava os bosques da Califórnia e
os ventos sopravam fortemente. Cansado e abatido de tanto cavalgar, pensou em
fumar um cigarro.

Desceu do cavalo e tirou da bolsa o cachimbo. Mas, por mais
que procurasse, só encontrou no bolso dois fósforos. Experimentou o primeiro,
que não se acendeu.

O viajante resmungou: - Só faltava mais esta! Eu com uma
vontade imensa de fumar e não tenho senão um fósforo. E mesmo este não tenho a
certeza se também se acenderá. Haverá alguém com tão pouca sorte?

E continuou a
sua reflexão: - Contudo, suponhamos que este fósforo se acende, eu fume o meu
cachimbo e' depois atire as cinzas para a erva. A erva, seca como está, pode-
ria incendiar-se e, enquanto eu procuro água para apagar o incêndio, este
alastra-se pelas matas abaixo. Num instante estaria tudo em chamas. Mais além,
vejo um pinhal que também ficaria coberto de chamas. E o vento arrastaria as
gulosas labaredas por todo o bosque. Estou mesmo a ver todo este bosque a arder
durante dias e dias, as fontes a secarem, os camponeses arruinados e os seus
filhos errantes pelo mundo. Sim, todo o mundo depende deste fósforo!

O viajante
concluiu:- Graças a Deus que me dei conta! Considero-me um homem
responsável.Meteu o cachimbo no bolso, guardou o fósforo e segiu o seu
caminho.

(Robert Stevenson)

De seguida questionar os jovens: ‘Baseados na audição / leitura deste texto, há alguma palavra que queiram acrescentar às registadas anteriormente?’ ou ‘Das palavras registadas, qual ou quais as que melhor resumem a historia?’ (Se ainda não foram ditas, referir agora as três palavras fortes que irão ser exploradas neste encontro – responsabilidade, solidariedade e disponibilidade).
DESENVOLVIMENTO

Responsabilidade
Levar um dicionário e pedir para procurarem e lerem a definição desta palavra. Explorar um pouco:
Ser responsável
A característica principal do ser humano, de cada um de nós, á a responsabilidade. Nenhum outro ser no mundo é capaz de poder entender aquilo que ele próprio é, qual o significado das coisas ou qual o sentido dos acontecimentos. Nós temos a capacidade de reflectir, de compreender, de ser responsáveis.
Responsável pelo outro
Somos responsáveis por nós e pelos outros: pelas pessoas da nossa família, pelo tempo que passamos na escola ou no trabalho, somos responsáveis quando estamos em grupo, quando vivemos em comunidade. Ser responsável por alguém significa ser responsável pela felicidade dessa pessoa.

Solidariedade
Um outro jovem procura e lê a definição desta palavra. Explorar um pouco:
Ser solidário
Definições à parte, a solidariedade é uma exigência que se coloca a cada um e nós, como pessoas que vivem em comunidade, como seres que existem através das relações, dos encontroa que mantêm com os outros seres da natureza. Os outros necessitam verdadeiramente de nós para sentirem que são um «tu», que são alguém com personalidade, com direitos e com deveres.
Ver a solidariedade
Ser solidário, embora seja uma coisa simples, não é fácil. Vivemos numa sociedade onde se sente que o importante é que cada qual se arranje, que cada qual se preocupe consigo, que cada qual se meta na sua vida. E tudo isto se complica ainda mais, quando as pessoas que têm como mandamento o amor ao próximo não dão o exemplo que deveriam.
Assim, ser solidário é nadar contra a corrente, A solidariedade é algo que acontece nos nossos dias, é algo que podemos ver. A história de cada dia, que se escreve nos jornais, está cheia de gestos de solidariedade. Apesar de os media darem mais ênfase a escândalos e tragédias, os gestos de solidariedade vão ganhando terreno.

Disponibilidade
Um outro jovem procura e lê a definição desta palavra. Explorar um pouco:
Estar disponível
Disponibilidade surge associada a solidariedade, à atitude de espontaneamente nos colocarmos ao serviço do outro. Estar disponível significa que estamos convencidos que há mais alegria em dar do que em receber. Estar disponível significa que habitualmente se está disposto a ajudar; estar disponível não é ajudar uma vez por ano. Trata-se de ajudar quem precisa, simpáticos e os que parecem antipáticos.
Estar à Tua disposição
Estamos na civilização do «light», que significa aquilo que é leve, suave, subtil, fácil, superficial... Depois da Coca-Cola light (sem coca, sem cola, sem nada...) chegou-nos a invasão de alimentos e bebidas light, que não engordam, que não prejudicam nem fisiológica nem esteticamente.
Façamos um paralelismo com a maneira de viver das pessoas de hoje. Muita gente desejaria uma ética light, isto é, uma moral suave, leve, fácil. Uma disponibilidade que não exige renunciar ao comodismo, ao individualismo. Os que cedem a este tipo de moral não podem ser pessoas disponíveis, pois a disponibilidade exige esforço, força de vontade. Quem quer optar por um projecto de vida, pelo valor da disponibilidade, deverá remar contra a corrente.
Estar disponível é ser alegre, generoso, estar atento ao outro e ter sempre presente a frase «Amai-vos uns aos outros»

OUVIR, QUESTIONAR, REAGIR E AGIR
Convidar jovens que tenham participado em missões de solidariedade, ou que disponibilizem algum do seu tempo a trabalhar com crianças, idosos, mães solteiras, etc, para dar um breve testemunho da sua experiência. Uma outra hipótese é convidar pessoas que trabalhem em instituições ou casas de acolhimento, de modo a dar a conhecer a sua instituição e as necessidades da mesma. Outros exemplos de solidariedade, mas já não directamente relacionados com a temática da infância, são, por exemplo, bombeiros voluntários, ecologistas.


EXPRESSÃO DE FÉ
Incentivar os jovens a escrever num papel e a partilhar em voz alta com o grupo frases com o seguinte esquema:
Em nome de todas as crianças sem pão
E de todas as crianças com pão a mais,
Proibimos a palavra FOME
Tentar incluir palavras como, por exemplo, injustiça, mentira, racismo, vingança, discriminação, indiferença, ignorância, guerra, morte, etc)

OU
Preparar antecipadamente uma carta redigida por Jesus aos jovens; entregar a cada jovem um envelope; pedir para eles lerem; de seguida ler em voz alta com música de fundo. É, também, possível fazer uma apresentação Power Point com este texto e com imagens adequadas.
Carta de Jesus aos seus amigos

Como sabes, meu amigo, eu não pedi muitas coisas durante a minha vidas. Pedi a Zaqueu que me abrisse a sua casa, um pouco de água fresca à Samaritana, um burro para entrar em Jerusalém, uma sala de jantar para celebrar a Páscoa.
Não me interessavam as coisas mas as pessoas. Interessava-me sobretudo a amizade: pedia amigos que me seguissem e continuassem a minha missão. A minha preocupação, hoje, é a mesma.
O que te peço é que me emprestes a tuas mãos para com elas continuar a curar, a abençoar e a acariciar.
Peço-te que me emprestes os teus pés, para que possa continuar a acudir às chamadas de tantos desesperados.
Peço-te a tua língua para anunciar boas notícias aos pobres, e denunciar as injustiças e hipocrisias.
Peço-te o teu rosto para sorrir a toda a gente, aliviando tensões e construindo paz.
Peço-te, finalmente, o teu coração para que possa continuar a mar quem não é amado.
Se me emprestas a tua corporeidade, eu poderei continuar a ser visível para os homens do nosso tempo. Os meus seguidores serão «um outro Jesus» na terra.
Dar-te-ei o meu Espírito. Ele te inspirará os critérios que deves ter, os sentimentos que deves possuir e o modo como deves agir.
Tudo isto eu te peço em nome do meu Pai e teu Pai celeste.

Esperando uma resposta positiva, cumprimenta-te cordialmente.

Jesus

(Tema adaptado de Pedrosa Ferreira, “Valores Humanos”, e desenvolvido por Joana Margarida)