A preparação deste tema de forma escrita é uma excepção ao método de trabalho que tenho utilizado nestes anos em que tenho sido animadora de grupos de jovens. Devido à realidade com que me deparo, sempre que vou para o meu grupo de jovens (número variável de elementos, pessoas com características muito diferentes), já levo preparado mentalmente o tema que vou fazer e as possíveis alternativas de desenvolvimento do mesmo, de acordo com a realidade que me é apresentada.
Achei importante referir-vos isto, pois certamente que muitos de vocês encaram as mesmas realidades que eu, e também devem ter dificuldade em assumir perante um papel o vosso trabalho.
INTRODUÇÃO
Música “O velho”, de Mafalda Veiga
DESENVOLVIMENTO
O animador questiona os elementos do seu grupo de jovens quanto à existência de idosos no seu núcleo familiar e qual a relação que têm com esses mesmos idosos.
Em seguida o animador propõe aos jovens que se dividam em pequenos grupos de forma a poderem debater o tema que está a ser tratado.
Achei importante referir-vos isto, pois certamente que muitos de vocês encaram as mesmas realidades que eu, e também devem ter dificuldade em assumir perante um papel o vosso trabalho.
INTRODUÇÃO
Música “O velho”, de Mafalda Veiga
DESENVOLVIMENTO
O animador questiona os elementos do seu grupo de jovens quanto à existência de idosos no seu núcleo familiar e qual a relação que têm com esses mesmos idosos.
Em seguida o animador propõe aos jovens que se dividam em pequenos grupos de forma a poderem debater o tema que está a ser tratado.
Fase da Vida - VelhiceIdeias - chave a comentar em pequeno grupo- Como encaro os idosos dos dias de hoje?- Serei capaz de abdicar da minha vida para tratar de um idoso da minha família? De um avô...?- Até que ponto a minha vida social seria alterada se tivesse que tratar de um idoso doente? E seria eu capaz, por exemplo, de deixar de ir ao aniversário de um amigo para ficar com esse idoso?- O idoso de hoje é considerado um estorvo na nossa sociedade?- Porque é que cada vez mais os nossos hospitais são depósitos de idosos?
No final de cada pequeno grupo ter debatido o tema, o animador, de acordo com aquilo que achar conveniente para o seu grupo, pode propor uma partilha em grande grupo.
De seguida, (e caso o animador tenha meios para tal), como momento de reflexão, os jovens visualizam uma apresentação de Power Point relativa à fase da Velhice intitulado “Simplesmente” (Para ter acesso a esta apresentação, por favor envie um mail para joanamffcr@gmail.com)
De seguida, (e caso o animador tenha meios para tal), como momento de reflexão, os jovens visualizam uma apresentação de Power Point relativa à fase da Velhice intitulado “Simplesmente” (Para ter acesso a esta apresentação, por favor envie um mail para joanamffcr@gmail.com)
CONCLUSÃO
Seria interessante colocar imagens de idosos à disposição dos jovens. Assim, o grupo poderia terminar o tema cantando em conjunto a mesma música da introdução e apresentando as imagens que foram escolhidas previamente.
PROPOSTA
Visita a um lar de idosos ou passar o dia animando um centro de dia de idosos.
(Tema desenvolvido por Vânia Alves, Paróquia de Oliveira do Douro)
Seria interessante colocar imagens de idosos à disposição dos jovens. Assim, o grupo poderia terminar o tema cantando em conjunto a mesma música da introdução e apresentando as imagens que foram escolhidas previamente.
PROPOSTA
Visita a um lar de idosos ou passar o dia animando um centro de dia de idosos.
(Tema desenvolvido por Vânia Alves, Paróquia de Oliveira do Douro)